Literatura

Resenha: “Decálogo” – Vários autores

Decálogo é um livro curto, mas que, mesmo assim, li rápido e fui pega de surpresa. Escolhi ele para tentar relaxar, em meio a leituras inacabadas e sem fluidez, e quando vi já estava querendo terminá-lo com urgência, desejando por respostas.

O projeto, que envolve 10 autores, traz uma narrativa de suspense e mistério, com doses de investigação e revelações inimagináveis. À primeira vista, parece uma ideia difícil de dar certo, mas a execução se transformou em um resultado digno de uma ótima experiência de leitura.


“- Pois diga, Mariano, como o amor pode não vir de Deus?
– O demônio nos confunde. Faz parecer algo divino o que não passa de abominação e paixão infame. A quantidade de pecados que cometemos juntos, não serão perdoados com facilidade.”

Leia também: O Sacrifício, de Beatriz Andrade

Título: Decálogo
Autores: Gilberto Fonseca, Adriana Maschman, Fábio Ochôa, Ismael Chaves, Liz Quintana, Luciana Konradt, Mario Augusto Pool, Marisa Magnus Smith, Sandro Farias e Silvia Meirelles Kaercher
Quantidade de páginas: 94
Editora Cinco Gatas
Gênero:
 Ficção Policial Brasileira / Suspense e Mistério
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Cinco Gatas
Minha classificação: ★★★★ (4/5)
* Livro cedido pela editora

Nossos pecados nos seguem por onde caminhamos

Com a sua família, o pastor André se muda para uma comunidade periférica da cidade grande. Morador de cidade pequena, ele vê nessa oportunidade uma nova forma de espalhar a palavra de Deus e alcançar mais pessoas. Entretanto, esse não aparenta ser o único motivo da mudança: ele também quer fugir de seu segredo.

Decálogo é um livro escrito por 10 autores, onde cada um aposta a sua escrita em um capítulo, transformando assim a continuidade da história em partes únicas e inesperadas. Cada autor tem a chance de explorar a sua visão da história de André e as possíveis consequências para seus atos, sendo possível acontecer qualquer coisa.

Mesmo com essa alternância, a história se mantém sã e coerente. Os temas abordados são feitos com cuidado, mas isso não diminui a violência, a realidade e crueza dos detalhes. Inclusive quando a periferia é retratada através da cruel realidade da sobrevivência do mais forte, daqueles que abaixam a cabeça e obedecem.

Nisso, além da periferia, há a fé como sinônimo de salvação e também de punição. Uma visão do pecado, de viver uma mentira e de não aceitar quem é mesclados a vingança como único objetivo. A ação permeia os capítulos, tornando a leitura rápida e visceral, com socos fortes em nosso estômago.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Decálogo é um livro curto, mas impactante e viciante

À princípio o enredo em si pode parecer meio clichê, principalmente por se tratar de religião e pecado. Mas confesso que nunca li nada como Decálogo. A proposta de explorar os pecados do pastor (o homem de moral valiosa e inquestionável, a pessoa que é o instrumento de Deus na Terra) foi certeira, pois me fisgou logo nas primeiras páginas e aguçou minha curiosidade para o tombo e revelações do personagem.

Além disso, o projeto em si também é excelente, pois são vários autores, cada um escrevendo um capítulo de acordo com o desfecho do anterior. Escritas diferentes, visões diversas, mas que se mesclam muito bem, trazendo reviravoltas que eu nem pude imaginar, como o próprio final que me deixou de boca aberta e pensativa por minutos à fio.

Com isso, só posso dizer que adorei! Um livro que fala sobre o perigo de colocar a fé cega como um parâmetro para a salvação e a punição e que traz um suspense de deixar qualquer leitor ansioso pelo desfecho. Esse foi meu primeiro contato com um livro assim, vindo da mente de vários autores ao mesmo tempo, e admito que fiquei curiosa para mais desse tipo.

E você, também quer saber qual é o segredo do pastor André? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *