Séries

Um desejo para 2024: ser mais como o Ted Lasso

A série Ted Lasso, composta por três temporadas e disponível na AppleTV, vai muito além do seu gênero classificado como comédia. À princípio, começamos a assisti-la com o intuito de dar boas risadas, principalmente pelo protagonista ser interpretado pelo humorista Jason Sudeikis, mas ao decorrer dos episódios percebemos que a história e seus personagens são profundos e intensos.

Também engana-se quem pensa que a série é sobre futebol. Esse tema está intrínseco ali, é claro, já que a história acompanha Ted Lasso, um treinador de futebol americano, que é contratado para estar à frente de um clube de futebol em Londres, mesmo sem nenhuma experiência nesse esporte. Porém, mesmo que as cenas e a história ocorram ao redor desse grupo, o futebol está ali mais como uma metáfora para tudo que será nos mostrado.

⚠ Esse post dialogará sobre temas importantes da série. Então, cuidado com possíveis spoilers. ⚠

Leia também: Filmes de terror dirigidos por mulheres para assistir no Halloween

Reprodução: Google

O peso de ser adulto

Além do desenvolvimento pessoal de cada personagem – com seu arco importantíssimo para a história -, o que mais me surpreendeu foi a coragem de colocar temas necessários em uma série que, aparentemente, deveria ser de comédia. Começamos a primeira temporada rindo e se apaixonando por Ted Lasso, um homem que sempre faz o bem sem olhar a quem.

Com isso, é perceptível que a cada episódio o Lasso vai se tornando a cola que une todos ao seu redor. Ele conquistará sua chefe Rebecca (que desde o início o trouxe para Londres para fracassar com o time de seu ex-marido), assim como também o capitão do time Roy Kent (que nunca sorri pra ninguém). Ele vai abraçar Nathan para o grupo (que antes era visto apenas como o garoto das toalhas) e ajudará Jamie Tartt a alcançar ainda mais o seu potencial (dentro e fora de campo).

Contrapondo a isso, a toda a felicidade que Lasso exala por todos os lugares que passa, na segunda temporada conheceremos o outro lado do personagem: os ataques de pânico, o problema (e depois solução) com a terapia, o passado trágico e pesado do pai. Sempre escondendo tudo com um sorriso e palavras motivadoras, chegará um momento em que só desejamos dar um abraço em Ted e dizer que tudo vai ficar bem, é só ele acreditar.

Por isso, temas sensíveis são adotados durante as temporadas, o que traz ainda mais beleza à história. Torna-a verdadeira, próxima de nós. É quase impossível não se identificar com algum dos personagens ou querer ser mais como eles, seja pela coragem, independência, amizade ou positividade. Ted Lasso acaba, assim, sendo aquele tipo de série que traz risadas mescladas a momentos reflexivos, tornando cada episódio único e acolhedor.

Reprodução: Google

A força na amizade feminina

São poucas personagens femininas, principalmente frequentes, dentro da série. Mas tenho que elogiar as que têm. Rebecca Welton e Keeley Jones são bem desenvolvidas, tanto na parte pessoal como também em suas carreiras, e criam um laço de amizade tão verdadeiro que dá inveja.

Falando um pouco sobre Rebecca, no início ela se mostra como alguém vingativa, que só pensa em si mesma, afinal o seu maior desejo é acabar com o clube que agora é presidente, mas que era comandado por seu ex-marido. Ela não quer intimidade ou proximidade com ninguém, nem com aqueles que se mostram como seus. Entretanto, serão Keeley e Ted que abaixarão a guarda de Rebecca e amolecerão o seu coração.

Agora sobre Keeley, é interessante observar como ela vai crescendo aos poucos, mesmo sendo gigante desde o começo. Ela começa sendo uma modelo, que namora um homem mais novo, mas que nem por isso é menos decidida sobre quem é ou sobre o que quer. Ela sabe o que quer dentro de um relacionamento e não muda para o contrário; sabe onde lhe cabe e quando não dá mais. Ela segue a vida, sempre olhando para frente, pronta para enfrentar os obstáculos.

É imprescindível dizer que as duas são bem sucedidas e conseguem se encontrar em suas carreiras, mesmo com as dificuldades em ser uma mulher poderosa e no comando. Rebecca, por exemplo, é presidente de um time masculino de futebol, mas é deplorável ver que isso não importa quando os holofotes só apontam ela como a mulher mais velha que foi traída. Keeley, por sua vez, está trilhando um caminho como publicitária dos jogadores, subindo cada degrau com seu esforço e competência, não sendo resumida a namorada de um deles.

Cada uma tem seu caminho e é muito prazeroso ver onde cada passo vai dar. A amizade entre as duas começa como uma ação meio louca, mas dispara em um laço verdadeiro e inquebrável. Elas são ótimas juntas, mas também conseguem ser impecáveis sozinhas.

Leia também: House of Hammer: O quanto uma vítima pode ser apagada?

Reprodução: Google

Acredite em si mesmo

Por fim, uma das mensagens mais fortes e significativas da série é: acredite. Acredite em si mesmo, no seu potencial e em seus ideais; acredite no laço de amizade e que através dele não há desconfiança, apenas encorajamento e aceitação; acredite nas histórias, nos lugares, nas pessoas.

E acima disso, siga em frente. Todo mundo tem problemas, dificuldades e pesos pesados demais para aguentar. Então, não há porquê ter julgamentos, dedos apontados ou intrigas. Ao mesmo tempo, também não há porquê se lamentar para sempre ou se deixar levar pelo fundo do poço. Sempre há uma saída e com amigos de verdade é possível superar tudo.


É engraçado quando a gente assiste uma série ou filme de forma despretensiosa, sem ter a noção de que aquela história nos afetará para sempre. Ted Lasso foi assim, chegou de mansinho, com piadas que arrancaram boas gargalhadas, até que os personagens se enfincaram em meu coração e se tornaram a minha zona de conforto.

Os diálogos, as histórias, os ensinamentos, tudo é uma grande aula de empatia, amor e crença. Você começa a entender cada personagem de maneira única, até mesmo os mais odiáveis. Também há os momentos de identificação, e outros em que você deseja ser uma pessoa melhor como o próprio Lasso.

Por isso, Ted Lasso é uma das melhores séries que eu já assisti e sei que ainda repetirei isso por muito mais tempo. Também é aquele tipo de série que eu indico para todo mundo, principalmente se você precisa se sentir entre amigos e em casa. Tenho certeza que ela também se tornará a sua série conforto, aquela que você sempre volta para se sentir acolhido e feliz.

Mas me diz, o que você acha de Ted Lasso e em que você gostaria de ser mais como ele? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *