Literatura

Resenha: “Santa Adrenalina!” – Cláudia Lemes

Já faz alguns meses que o meu ritmo de leitura vem decaindo bastante. Por exemplo, hoje já é dia 19 de agosto (o mês passou rápido demais ou foi só comigo?) e eu li apenas um livro completo, que foi esse da resenha. Até comecei um no início do mês, mas, infelizmente, ele não fluiu, então decidi terminá-lo depois. E acredito que essa diminuída nas leituras sejam resultado de diversos fatores, mas principalmente por causa da pressão que vinha colocando em cima de mim.

Há umas semanas eu conversei com vocês sobre essa pressão e depois de publicar tal post decidi seguir o que me propus nele: esquecer as metas literárias e ler apenas o que eu quisesse, no momento que eu quisesse. E por um lado está dando certo, pois Santa Adrenalina! foi uma leitura maravilhosa e cheia de aprendizados, ideal para o momento que o li.

Leia também: Massacre no Acampamento Pornô

Título: Santa Adrenalina!
Um Guia Para Quem Quer Escrever Thrillers
Autora: Cláudia Lemes
Quantidade de páginas:
 126
Editora Lendari
Gênero:
 Não-Ficção / Escrita
Ano: 2017
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon | Lendari
Minha classificação: ★★★★★ (5/5) 
* Livro cedido pela editora
** A cor da capa pode variar de acordo com a versão que você comprar

Aprenda a escrever uma ótima história

Cláudia Lemes já é uma autora nacional de thriller conhecida pelos leitores do gênero. Com publicações em antologias, editoras e independentes, ela conquistou centenas de fãs e continua conquistando através de suas histórias intensas, misteriosas e que nos fazem roer as unhas de ansiedade. Eu, particularmente, sou uma grande fã da autora.

Por isso, como eu já tive contato com algumas de suas histórias, eu sabia exatamente o que esperar da Cláudia, mas o quão foi minha surpresa quando li Santa Adrenalina! e encontrei mais do que desejava. Conhecendo a escrita da autora e tendo-a como uma de minhas referências na escrita, cada ensinamento e cada dica tornaram-se valiosas demais para mim, e sei como também poderão ser de extrema riqueza para outros autores.

Primeiramente, não se preocupe com o sub título do livro, pois mesmo que cite especificamente o gênero thriller a autora expõe na introdução do livro que ele será de grande valia para qualquer autor, independente do gênero que você escreva. E em segundo, todos os ensinamentos podem ser aplicados tanto em contos – histórias mais curtas -, como também em romances e novelas – as mais longas.

As dicas aqui são certeiras e de grande importância para alguém que quer seguir uma carreira com a escrita, e por isso o gênero que você escolheu trilhar não fará diferença nesse sentido. Independente de quem você é, de quantos leitores tenha ou de quantas histórias suas já foram publicadas, Santa Adrenalina! é um livro para todos.

Santa Adrenalina! é aquele tipo de livro técnico perfeito para ficar na cabeceira e para servir como consulta na hora da escrita. A Cláudia utiliza de termos didáticos e técnicos, explicando-os de maneira simples e de fácil entendimento; compartilha dicas de como estruturar e organizar a sua história e o momento da sua escrita; e também dá conselhos de como o autor deve se divulgar nas redes sociais e de como poderá conquistar mais leitores. Prático e direto, como um livro sobre escrita deve ser.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Mas o que eu aprendi com Santa Adrenalina?

Escolhi esse livro para ler porque precisava colocar um conto no papel, mas não conseguia de jeito nenhum. Nunca havia lido um livro técnico sobre escrita, com dicas e explicações didáticas, mas adorei. A Cláudia tem uma maneira única de nos deixar atentos a cada página, querendo cada vez mais informações e mais de sua sabedoria como escritora. Enquanto eu ia lendo, ia descobrindo ideias na minha cabeça que não tinha notado ainda, e isso foi incrível, pois a minha vontade era colocar em prática imediatamente tudo que ia aprendendo com o livro.

E por isso tenho a certeza que o li na hora certa. Ainda não escrevi o conto que desejava, mas consegui iniciá-lo de uma forma que me agradou bastante, e isso por si só já é uma grande conquista para mim. O livro também vem me ajudando a perceber as histórias, sejam contadas em livros ou em filmes, de forma mais ampla, detectando cada parte do roteiro que se encaixa com as técnicas e dicas da Cláudia.

A leitura é rápida e fluida, e eu só demorei mais a lê-lo porque ia marcando página por página tudo que eu achava importante (e que no final percebi que marquei o livro todo!). Para nos ajudar a entender certas técnicas de escrita, a autora também traz exemplos de filmes e livros famosos que se utilizam deles, mas sem lhe entregar o spoiler, ficando assim a cargo de você saber ou não sobre o que exatamente ela está falando (e sendo um ótimo incentivo para procurar tais títulos).

Ao meu ver, Santa Adrenalina! é um ótimo e completo livro para quem quer escrever bem e conquistar leitores com suas histórias. Ele é enriquecedor, didático e me ensinou muitas coisas. Ademais, é mais do que recomendado para você.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

2 thoughts on “Resenha: “Santa Adrenalina!” – Cláudia Lemes”

  1. Ah eu amo a Claudia! Eu já li três livros dela e amei todos! Acho que ela é excelente em tudo que faz, ainda quero ler mais livros dela!
    Não sabia da existência desse livro, já fiquei curiosa. Vou comprar ele pra minha esposa que tá empacada na história dela, acho que pode dar certo! Adorei a dica!

    1. Nossa, sim! Acho que a sua esposa irá adorar! Eu estava empacada em um conto – e por mais que eu ainda não tenha o escrito – o livro me ajudou a colocar outras histórias em prática, inclusive uma aventura de RPG. Ele é ótimo pra ficar de cabeceira, pois é um livro que será sempre consultado. Super indico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *