Literatura

Resenha: “Tudo Nela Brilha E Queima” – Ryane Leão

Tudo Nela Brilha E Queima é escrito por Ryane Leão, uma mulher negra e lésbica, que já está escrevendo a sua terceira coletânea, tendo também publicado a obra Jamais peço desculpas por me derramar, outro livro de poemas que estou muito animada para conferir, pois agora sinto que devo ler tudo que a Ryane publicou e irá publicar.

Tudo Nela Brilha E Queima foi a leitura coletiva de abril do Clube Claricimas, clubinho o qual sou uma das organizadoras. Acredito que foi uma das leituras que mais sentimos, pois os poemas da autora despertam sentimentos fortes e trazem reflexões necessárias, tendo sido assim uma experiência maravilhosa para todas nós.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Leia também: Não vou mais lavar os pratos, de Cristiane Sobral

Título: Tudo Nela Brilha E Queima
Autora: Ryane Leão
Quantidade de páginas: 192
Editora Planeta
Gênero:
 Não-Ficção / Poemas, Poesia
Ano: 2017
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5) 

Tudo em você brilha e queima!

Tudo Nela Brilha E Queima é uma coletânea de poemas que conversa com os leitores de forma íntima, tocante e intensa. Em seus poemas a autora aborda temas como amor próprio, ancestralidade, relacionamento abusivo, crenças, liberdade, romance romântico, fé em si mesma, crescimento pessoal, família, força feminina, entre outros.

Ryane Leão nos dá de presente a poesia em sua forma mais pura, nos ajudando a explorar o nosso próprio corpo como sendo o nosso mais precioso lar e o nosso perdão sobre nossas próprias cobranças; nos ensinando a como podemos nos doar, sempre nos colocando em primeiro lugar e como podemos entender onde caber. Nisso ela traz consigo parte da grande revolução que desejamos e devemos gritar.

Compondo o livro há algumas ilustrações belíssimas que acrescentam ainda mais na intensidade e beleza de certos poemas. A escrita da autora é simples, singela e encantadora, tornando assim Tudo Nela Brilha E Queima uma obra acessível e para todes.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

Tudo Nela Brilha E Queima desperta o melhor de todos nós, resgatando a nossa própria liberdade e revolução

Eu amo poemas! Mas não leio o gênero com frequência porque nem sempre encontro os que me identifico. Por isso fiquei muito feliz em ler esse livro, conhecer a escrita da Ryane e adorar cada poema que compõe esta coletânea.

Eu pude me ver em muitos de seus poemas, pude me sentir, me quebrar, me renovar; pude ser eu aos pouquinhos, pude me quebrar em caquinhos e depois me sentir ser abraçada e remontada pelas palavras da autora. A escrita e a voz dela são fortes, intensas, necessárias, importantes demais para serem caladas ou não ouvidas.

Esse é daqueles livros que todes deveriam ler, independente do gênero ou pensamento ou ideais. É aquele tipo de livro que eu vou recomendar para todo mundo, que eu vou revisitar quando precisar de um ar e de uma paz interior ou quando eu precisar acreditar em mim mesma novamente. Este livro é daqueles que você abraça, cheira, chora junto, declama junto, quer dar de presente para todas as mulheres que conhece (e para as que não conhece também).

É um livro que você tem que sentir, segurar na mão da autora e deixar ser guiada por ela. Tudo Nela Brilha E Queima é esplêndido, é maravilhoso, é emocional, e faz com que tudo dentro de nós comece a brilhar e queimar da maneira que sempre deveria ter sido.


Reprodução: Biblioteca Pessoal


#f9ddf1💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *