“Os filhos da terra e outros contos” é mais uma publicação belíssima da O Grifo Editora. Além de abrir esse espaço para autores nacionais e, dessa vez, trazer o horror cósmico, nos deparamos com uma edição bonita, com essa capa impactante e ilustrações que complementam as histórias.
Outro ponto que a Editora está de parabéns é em trazer novos autores para que possamos abrir ainda mais nosso leque de leitura. Esse foi o meu primeiro contato com as histórias do Lucas Lopes e já gostei bastante. Esse será mais um autor nacional do gênero que não perderei de vista e que você também não deve.
“Sempre houve alguém nos observando do além. Sempre houve algo brincando conosco do além. Além do espaço infinito. Além das galáxias. Além dos reinos. De dentro de um buraco negro. Alguns são cegos demais para ver. Alguns estão entorpecidos demais para sentir. Eu vi. Eu senti. Eu os recebi. Agora eu sei o que está à nossa frente, e você também pode saber.”
Leia também: A Floresta, de Daniel Gruber
Título: Os filhos da terra e outros contos
Autor: Lucas Lopes
Quantidade de páginas: 112
O Grifo Editora
Gênero: Ficção / Horror / Literatura Brasileira / Suspense e Mistério / Terror
Ano: 2022
Skoob: Clique Aqui
Compre: O Grifo
Use o cupom OSONHAR10 e ganhe desconto no site da editora!
Minha classificação: ★★★★ (4/5)
* Livro cedido pela editora
Os filhos da terra somos nós
Uma fé e entrega cegas ao desconhecido através de um culto para algo inexplicável, dando-lhe vidas humanas como oferendas. Um momento de descontrole e perda da própria mente. Personificações do Mal. Contato com algo além da nossa existência e a capacidade de ver tudo e esperar pelo nada.
Manipulações para renascer, conexão com astros e universos, uma sinfonia embalada por body horror. Sobre sermos manequins de uma entidade maior ao vivermos uma vida de mentira, sendo meros bonecos, meras peças em um tabuleiro, seguindo uma vida e uma história que nunca foram nossas. O sobrenatural pode ser assustador e real.
O horror cósmico e a literatura weird em suas melhores formas contadas através de 6 contos avulsos, independentes entre si. Aqui, é perceptível certa inspiração ao Médico e o Monstro, ao autor H.P. Lovecraft e até mesmo ao filme O Farol, isso mesclado às características e escrita únicas de Lucas Lopes.
“E agora isso: eu mesmo me tornei o meu próprio tormento.”
Os filhos da terra e outros contos surpreende e nos mostra que é possível, sim, ter horror cósmico pelas mãos de autores nacionais (e com grande qualidade!)
Histórias estranhas, sem explicações e com elementos de horror cósmico muito me atraem, isso porque sou fã das criações de H.P. Lovecraft e gosto de tudo que seja mais fora do comum e flerte com o bizarro. Gosto também de histórias que envolvam loucura e insanidade, como a questão de não ter controle sobre a própria mente, e a existência de algo maior do que nós, que é incompreensível e grandioso demais para nós.
Por conta desses elementos serem explorados na coletânea do Lucas Lopes, eu gostei de seus contos. Apreciei a sua criatividade e me vi em volta de muitas referências agradáveis. No meu conto preferido, por exemplo, é perceptível uma certa proximidade com o filme O Farol, assim como também com as criaturas de Lovecraft (inclusive esse conto me recordou várias cenas do RPG que estou jogando e isso me deixou em êxtase!).
O autor sabe muito bem percorrer esses temas e sua escrita descritiva combina com maestria com as narrações em que precisamos imaginar os detalhes e as criaturas. O ar sombrio e pesado também traz uma atmosfera intensa para o leitor porque há momentos em que até respirar chega a ser difícil, já que a curiosidade e o terror nos dominam. Nós queremos saber o desfecho, queremos saber o que irá acontecer com os personagens e no fim acabamos tão loucos quanto eles. É sensacional!
Porém algumas coisas não tornaram a leitura completamente perfeita ou satisfatória, e isso é muito mais do meu pessoal, nada a ver com o teor das histórias ou com a escrita em si. Eu só achava que às vezes eu precisava de mais detalhes, mais informações, e isso foi mais um desejo meu. Tem contos bem curtos que acabam rápidos, mas eu queria mais tempo com os protagonistas e suas insanidades. Queria mais tempo para apreciar a loucura e o bizarro em si.
Entretanto, nada disso tira a beleza do livro e de seus contos. O autor escreve muito bem e aqui criou narrações que nos mantém vidrados nas páginas, querendo sempre devorar todos os contos com ansiedade e pressa. Um ótimo terror e um ótimo nome para ficarmos de olho, assim como um ótimo livro para apreciarmos o horror cósmico por meio de mãos nacionais.
💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest
Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.