Jogos

Eu joguei: Little Nightmares

Little Nightmares foi um jogo que me surpreendeu bastante. Isso pelo seu aspecto sombrio e sua arte peculiar e também por trazer uma história muda que só pode ser entendida e sentida quando nos propomos a mergulhar intensamente no drama da fuga e da sobrevivência de Six.

Eu o comecei sem saber de nada, por isso preferi nessa resenha guardar maiores teorias e partes importantes só pra mim, assim você terá seu próprio momento de descoberta – e tensão. É um jogo com um preço que cabe no bolso e que dá para finalizá-lo em poucas horas, caso você seja persistente.

⚠ Esse post não contém spoilers. Leia-o tranquilamente e sem medo. ⚠

Leia também: Eu joguei: Life Is Strange 2

Sobre o que é Little Nightmares?

Six é uma garotinha que está presa em um navio estranho, com seres ainda mais esquisitos. Apenas com a sua capa de chuva amarela e a habilidade de se esconder, ela precisa enfrentar os mais perigosos cantos desse lugar em busca de uma saída, tentando com muita astúcia não se tornar a próxima refeição.

Comparada aos outros seres, ela é pequenina e magrinha, mas será isso que a ajudará a encontrar novos esconderijos e a passar despercebida. As pessoas que tentam capturá-la são deformadas, como se fizessem parte de um pesadelo próprio da menina, o que ocasiona, ao final, em várias interpretações diferentes sobre o que realmente acontecia ali.

E talvez a beleza do jogo esteja exatamente nesse ponto – além, é claro, do teor bizarro mesclado a pesadelos infantis e criaturas que causam arrepios. As várias interpretações podem ser resultado da vivência e dos pesadelos de cada jogador, causando um desconforto diferente em cada um de nós.

Por exemplo, em muitas cenas eu liguei o lugar macabro a um tipo de orfanato, principalmente pela questão da Six sentir fome e acordar em um local precário, como se ela fosse apenas mais uma ali. Entretanto, também há a questão da comida envolvida no enredo, o que nos faz pensar que as crianças que aparecem pelos corredores possam ser as vítimas de algo ainda mais cruel e devastador.

Referências e inspirações

Junto com essa questão de interpretações, também conseguimos fisgar várias referências à distopias e obras famosas. Começando pela relação com o livro 1984, do autor George Orwell, quando ambos trazem a figura de alguém no poder que vigia todos os seus passos.

Enquanto em 1984 temos a figura do Grande Irmão, em Little Nightmares também há um ser que tudo vê, em certos momentos sendo representado por olhos e luzes que fiscalizam os lugares. Somos obrigados a nos esconder desses olhos, pois não podemos ser pegas em nosso ato de fuga, o que pode ser visto como uma forma de revolução em certo aspecto.

Porém, as referências não param aí. Com a questão da comida e dos adultos serem deformados, essas características lembram bastante parte do enredo de A Viagem de Chihiro, onde em ambas as histórias temos crianças que precisam sobreviver e enfrentar criaturas pelo caminho. Diferente do filme, Six precisa salvar apenas a si mesma, mas a ligação com a comida e o profano é bastante explícita nos dois.

Leia também: Como “The Last of Us” me moldou e me abraçou para dentro do mundo dos games

Little Nightmares é diferente de tudo que já joguei!

Little Nightmares não tem falas ou diálogos, sendo assim uma história contada através de retratos encontrados pelos cenários e da vivência e imaginação do próprio jogador. A narração é feita através de muita adrenalina e a atmosfera é sombria, pesada e escura.

Talvez não seja um jogo para qualquer um, por ter esse teor mais intimista. Mas acredito que aqueles que se propõem a jogá-lo, não saem os mesmos após essa experiência, principalmente por se apegarem à Six e quererem ajudá-la nesse caminho tão árduo. Desejamos que ela saia imediatamente desse lugar tão terrível e isso faz com que não sosseguemos até terminar o jogo.

De qualquer modo, desejo que você encontre na Six uma forma de também expurgar os seus pesadelos, medos e traumas, vendo nela a si próprio e nisso uma forma de fuga. Não posso garantir que o jogo não dá certo medo ou sustinhos, mas posso afirmar que Little Nightmares é uma experiência que só esse tipo de jogo proporciona e que nem sempre é fácil encontrar por aí.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *