Literatura

Resenha: “As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer” – Ismael Chaves

Outubro foi um mês cheio de surpresas, inclusive entre as minhas leituras, pois li histórias muito boas e outras nem tanto. As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer fez parte do meu saldo positivo de leituras.

Posso dizer, então, que o Ismael me fez companhia no Halloween, fechando assim o meu mês de maneira formidável e muito positiva. Agora, preciso encontrar novas obras do autor para saciar meu desejo pelo estranho.

Leia também: Os filhos da terra e outros contos, de Lucas Lopes

Título: As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer
Autor: Ismael Chaves
Quantidade de páginas:
 13
O Grifo Editora
Gênero: Ficção / Terror / Horror
Ano: 2023
Skoob: Clique Aqui
Compre: Amazon
Minha classificação: ★★★★★ (5/5)
* E-book cedido pela editora

O terror por trás dos pinheiros na floresta

Após um acontecimento pessoal abalar a relação de Gustavo e Bia, o casal decide passar um tempo longe da cidade. Alugam, então, uma casa no meio de uma floresta, distante da civilização, onde podem ficar apenas os dois, sozinhos, para se curarem – ou é o que imaginavam até receberem um estranho presente de boas-vindas.

As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer é um conto curto de folk horror, com foco no bizarro e no aterrorizante. Afinal, o que assombra mais do que ser abordado por estranhos em um lugar que não deveria ter ninguém além de você?

Em poucas páginas, o autor Ismael consegue criar uma atmosfera pesada e sombria que faz até o leitor mais corajoso sentir apreensão e medo. Aqui, o trauma do casal não é o foco, tampouco será importante para a sua sobrevivência. Neste conto o foco é o terror que está por trás dos pinheiros na floresta.

Reprodução: Biblioteca Pessoal

As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer é impactante e obscuro

Eu conheci a escrita do Ismael por seu conto na antologia O Novo Horror, que foi logo um dos meus preferidos entre as 20 histórias. Particularmente, eu adoro narrativas de folk horror, principalmente por trazerem uma mescla perfeita entre terror do campo com religião, fé e cultos.

Neste novo conto do autor não foi diferente, agora com uma espécie de culto secreto que traz cenas que ficam grudadas na nossa mente, mesmo após dias. O bizarro, aqui, é usado de forma certeira, com narrações que despertam asco, assombro e arrepios. São partes da história que trazem aquela sensação de que é muito errado estar presenciando aquilo tudo, mas, ao mesmo tempo, não tem como desviar o olhar (a leitura).

Nisso, As sombras que caminham pela floresta depois do anoitecer se faz como uma leitura completa: é rápida, fluida e desperta o melhor do horror. Não é uma leitura que eu recomendo a todos, por conta de suas cenas bizarras serem descritivas e bastante visuais, mesmo que isso tenha sido exatamente o que me chamou a atenção. Mas é um conto que merece ser lido e apreciado por quem tiver coragem e sanidade suficientes.

Vocês também gostam de narrativas mais bizarras? 💬


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *