Literatura

Clube Claricimas: vamos ler juntos mais autoras nacionais?

No início do ano eu e a Day Fernandes oficializamos um projeto muito querido por nós: o Clube Claricimas. Eu já tinha citado ele por aqui antes, mas foi apenas rapidamente durante as resenhas dos livros lidos em janeiro e fevereiro para o projeto, sem muitas delongas.

Por isso, e por achar que o projeto merece um post exclusivo, só para ele, finalmente venho apresentar de forma oficial o Clube Claricimas. Abaixo deixo explicadinho cada pergunta frequente sobre o nosso Clube, nisso dizendo quais livros iremos ler ao longo desse primeiro semestre e como você pode participar conosco.

Leia também: Almas de Plástico, de Carol Peace

O que é o projeto?

O Clube Claricimas surgiu com o intuito de, juntas, realizarmos leituras coletivas mensais de obras nacionais escritas por mulheres.

Sabemos que no mercado literário, mesmo que atualmente abra as suas portas para novos talentos e mesmo que o catálogo de literatura esteja cada vez mais diversificado, ainda há uma defasagem de obras escritas por mulheres, independente de suas nacionalidades. E, mesmo na atualidade repleta de lutas e estereótipos sendo quebrados, muitas vezes também há o próprio preconceito com as escritoras, sendo assim deixadas de lado quando há na escolha de leitura autores homens e mais renomados.

Mas por que dar destaque apenas a autoras nacionais?
Bom, se somos do Brasil, por que não dar atenção e valor ao que é escrito em nosso país?. Há tantas autoras, independentes ou publicadas por editoras, que merecem nossa atenção e que, muitas vezes, nem conhecemos.

Eu e a Day, por exemplo, somos autoras e sabemos da dificuldade de escrever em um país em que a grande maioria dos cidadãos não dão importância a leitura. E também sabemos o quanto é gratificante sermos lidas e recebermos carinho de cada um de vocês. Por isso, as autoras nacionais serão nossa prioridade sim.

Quais livros serão lidos?

Nós duas selecionamos previamente 12 obras que intercalam entre os gêneros, indo de fantasia a thriller, e as primeiras seis obras já foram divulgadas, dando assim para cada leitor se organizar para as leituras coletivas do primeiro semestre.

O primeiro semestre ficou assim:
Em janeiro lemos Porém Bruxa, da Carol Chiovatto.
Enquanto em fevereiro lemos Eu Vejo Kate, volume 1, da Claudia Lemes.
Já em março estamos lendo Eu Vejo Kate, volume 2, também da Claudia Lemes.
Abril será dedicado a Tudo Nela Brilha e Queima, da Ryane Leão.
Maio será todo de A Garota da Casa da Colina, da Larissa Brasil.
E junho iremos conhecer Um Exu em Nova York, da Cidinha da Silva.
Em julho divulgaremos o resto das leituras do ano.

Quem somos

Somos duas escritoras que amam a nossa Literatura Nacional e que falam sobre livros na Internet; uma que é apaixonada por terror, encontrando sua escrita no gênero, e a outra, mais eclética, que caminha por fantasias, romances e distopias.

Eu me chamo Thainá e escrevo terror. Tenho alguns contos publicados em antologias, que vocês podem conhecer com mais detalhes aqui na aba minhas obras, e em breve estarei lançando um conto solo na Amazon. Vocês podem me encontrar aqui no blog ou ficar ainda mais por dentro de novidades e lançamentos através do Instagram.

Já a Day tem livros e contos tanto publicados em forma digital na Amazon como também em formato físico e até em audiobook. Você pode saber mais sobre eles através do Instagram dela.


Como participar?

Ficou interessado em participar conosco? É fácil. Você pode nos seguir no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades e entrar em nosso grupo no WhatsApp que é onde ocorre as duas discussões mensais, um no dia 15 para discutimos 50% do livro e outra no último dia do mês para falarmos sobre a conclusão da leitura.

É bom deixar claro que você não é obrigado a participar de todas as leituras. Se houver um gênero que você não goste ou algum mês que você estiver mais ocupado, não tem problema. Participe naquele que der!

E, é claro, você tem o mês inteiro para desfrutar da leitura da maneira que desejar e no seu próprio ritmo. Não temos cronograma e vamos discutindo ao decorrer da leitura de todos.

Espero que de alguma forma eu tenha lhe despertado interesse em participar. Nosso grupo é muito convidativo e caloroso, e estamos constantemente trocando dicas de leituras e falando sobre a literatura de um modo geral, do jeito que os leitores adoram. Então irei esperar vocês por lá!


Faça sua compra na Amazon através do nosso link (clique aqui) e ajude o blog a manter-se ativo. Sem taxas ou inclusão de valores, você estará nos ajudando a continuar trazendo conteúdo.


💻 Me acompanhe nas redes sociais:
FanPage | Skoob | Instagram | Pinterest

Receba todas as nossas novidades:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *